sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Peito de frango com molho de uvas verdes e mix de folhas


Pessoal, as vezes ingredientes simples como folhas verdes, queijo feta, filé de frango e uva verde, podem virar um delicioso prato com visual incrível! Ah, e não podemos esquecer da velha e boa criatividade que é uma super aliada!
Eu adoro carne branca tanto o peixe quanto o frango e procuro incluí-los no mínimo 3 a 4 vezes por semana no cardápio aqui de casa.
Esse frango com molho de uvas  e salada verde é um luxo se acompanhado de um vinhozinho então nem se fala!
Peito de frango com molho de uvas verdes e mix de folhas
Ingredientes:
Filé de Peito de frango
Uvas verdes (sem caroço)
Vinho branco
Limão
Mel
Creme de leite
Sal
Pimenta-do-reino
Azeite de Oliva
Salda de folhas (Usei rúcula e radiccio)
queijo feta (opcional)
Como preparar
Comece temperando o peito de frango com sal e pimenta do reino. Depois, em uma vasilha com tampa, prepare uma marinada com limão, azeite de oliva e vinho branco seco. Coloque vinho apenas o suficiente para cobrir metade do frango, e lembre-se de virar ou chacoalhar o pote.
Feche bem e deixe o frango marinando na geladeira. Por quanto tempo? quanto tempo você tiver,eu acho que deixei uns 20 minutos no máximo (eu estava com fome!). Enquanto o frango está marinando, prepare uma saladinha verde para acompanhar. Aqui eu rasguei as folhas grosseiramente, ralei um pedaço de queijo feta (pode ser ricota) e temperei com sal, piment-do-reino e azeite. Coisa bem básica.
Aqueça uma frigideira anti-aderente e coloque o peito de frango para grelhar. Não precisa colocar óleo na frigideira. Doure dos dois lados.
Dica: Escorra bem o frango para que ele Não solte tanto líquido na frigideira.
Quando o frango estiver quase no ponto, acrescente um pouco de vinho branco e deixe levantar fervura. Enquanto isso, corte um punhado de uvas verdes ao meio. A essa altura o seu frango já deve está pronto, acrescente as uvas ao molho, regue o frango com o  molho.
Acrescente um fio de mel e misture. Certifique-se que ele já está totalmente cozido e retire da frigideira para descansar enquanto você termina o molho. O vinho deve reduzir quase que totalmente, por isso só coloque as uvas quando ele já estiver reduzido na metade. Para finalizar, acrescentei um pouquinho (bem pouquinho mesmo) de creme de leite fresco (pode usar o de caixinha). Misture e desligue o fogo. Não deixe a uva cozinhar demais pois ela irá desaparecer no molho.
Dica: Não tem certeza se o frango está completamente cozido? Faça um pequeno corte na parte mais alta do filé. A carne deve está completamente branca, se ainda estiver um pouco rosada, cozinhe por mais alguns minutos. Nunca sirva frango mal passado!! 
Corte o peito de frango em tirinhas na diagonal, arrume no prato ao lado da salada e cubra com o molho de uva e bom apetite!
Chique, refinado, leve, delicioso e perfeito! Precisa de mais alguma coisa? Sim, de luzes de vela, musica suave de fundo e o maridão e fecha com chave de ouro!
Fonte:  uma pitanga na cozinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário