quarta-feira, 21 de março de 2012

Kibe recheado assado

Oi pessoal!!
Quando falamos em fazer uma carne rapidinha e sem fazer sujeira na cozinha, logo pensamos em carne moida, certo?! Não sei se com vocês é assim, mas aqui em casa sempre que quero fazer uma comidinha gostosa e que não tome muito tempo é carne moida na certa. E convenhamos carne moida é gostosa, mas um tanto quanto cansativa.. Então,  resolvi fazer um kibe assado recheado e adivinhemm...foi sucesso total!!!
Essa receita é fácil, deliciosa e super saudável, além de ser uma refeição quase completa e muito nutritiva também. Aliás,   você come  com muito prazer e sem culpa nenhuma!!
Curiosidade: A grafia  quibe é em português e kibe; em árabe كبة ['kibbeh] ou ['kubbah]) é um prato típico do Oriente Médio que consiste em um bolinho de carne moída, temperada com ervas,  pode ser cru, cozido, assado ou frito. O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria e Iraque. É também comum no norte da África, Turquia  e na península arábica e em parte do Cáucaso, como na Armênia 
Kibe assado

Ingredientes
:
1 kg de carne moída (patinho ou alcatra);
1/2 kg de triguilho (Trigo para Kibe);
1 cebola grande bem picada;
1 tomate picado;
1 xícara bem cheia de hortelã e cheiro verde bem picado;
1 colher( sopa) de sal;
pimenta a gosto;
2 colheres (sopa) de azeite de oliva( para untar a travessa)
Recheio
2 xícaras de queijo prato ralado e requeijão.
Pode usar outros recheios(carne moída, frango desfiado, peito de peru, queijo e presunto, azeitonas e tomates, etc).
Como preparar
Deixar o triguilho de molho em água filtrada por 1/2 hora, escorrer e espremer bem o triguilho. Misturar bem o triguilho escorrido aos outros ingredientes (amasse bem com as mãos ou passe em um moedor até ficar uma massa homogênea. Estender metade da massa em uma travessa untada e colocar o recheio de sua preferência, por cima do recheio estender a segunda metade da massa. Regar com azeite e levar ao forno (200°) já aquecido por cerca de 30 minutos.
 Ingredientes
DICA:
Fica melhor se fizer alguns cortes por cima antes de levar ao forno. Eu faço um molho de tomate bem leve para colocar por cima dos pedaços. Sirva com arroz branco e salada alface.

Meninas, pode fazer que eu garanto é sucesso na certa!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário